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terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lei que implementa o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira foi tema de formação de professores.




EEEF. Dário Lassance
                O Centro de Estudos e Cultura afro-brasileiro Kilombo através de seu núcleo de educação realizou na última semana a formação de professores relativo a Lei 10.639/03, apesar de ter completado oito anos, mas ainda é desconhecida ou praticamente não cumprida como deveria no âmbito escolar. As alegações são muitas, conteúdo não estudado na academia, falta de material didático, dentre outros.
                O Ceafro Kilombo assim como outras instituições do Movimento Social Negro tem tentado suprir esta demanda na região. A formação foi realizada com professores das escolas de Bagé; São Pedro(municipal) e Monsenhor Costábile Hipólito(estado), Conquista do Jaguarão de Aceguá(estado), Dário Lassance de Candiota(Estado) pelos educadores Emilinha Macedo Luz e César Jacinto que trabalham com palestras desde 2001 sobre a temática e formação de professores desde 2005.

Descontração com a EEEF. Conquista do Jaguarão
        Para Emilinha, coordenadora de educação da entidade, as capacitações foram positivas, ela notou o grande interesse dos professores, tanto da rede Estadual como Municipal em debaterem o tema, houve uma grande aceitação as sugestões oferecidas principalmente porque foi mostrado que não se trata de desconstruir o que existe, mas acrescentar essa cultura com o seu valor, paraser criado nos nossos alunos situações reais da história, que foram negadas e invisibilizadas durante todos esses anos. "Acredito que só dessa forma vamos conseguir formar cidadãos tolerantes, que irão aprender a respeitar as diversidades desde a infância, sem a falsa idéia de supremacia racial", avaliou.

EMEF. São Pedro
Jacinto afirma que a inicativa de preparar os professores, na maioria das vezes parte do Movimento Negro, mas já existem escolas que abordam a mais tempo a temática em função de capacitações anteriores e aplicam com apoio da equipe diretiva em suas escolas. Inserir no currículo estes conteúdos é preponderante para o desenvolvimento de uma educação multicultural e que contemple a diversidade étnica brasileira.




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