Ubuntu

sábado, 7 de outubro de 2017

Candiota realizou a II Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial

       A prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, com o apoio do Núcleo de Estudos afro-brasileiros e indígenas Oliveira Silveira, da Unipampa, campus Bagé, Codene/RS e municípios do Cideja, promoveu a II Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial da região Campanha do Rio Grande do Sul, na quinta-feira, dia 28, no Centro de Eventos Municipal, localizado no bairro de Dario Lassance.

      O evento reuniu cerca de 70 delegados e delegadas, que debateram as políticas públicas de igualdade racial. Na ocasião, foram divulgadas propostas para os níveis municipal, regional, estadual e nacional, além da escolha dos representantes da região para participarem da etapa estadual da Conferência Nacional de Igualdade Racial.
Os painelistas do evento foram o Dr. Stênio Dias Pinto Rodrigues; Profa. Drª Sátira Machado, representando a reitoria da Unipampa, e a Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF); prof. Dr. Tiago Santos Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unipampa, campus Bagé; Gláucio Rodrigues, diretor do Sindisprev e pela comissão organizadora, professores César Jacinto, professor Roberto Ortiz e também a presença de Celso Procópio, do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra/RS


(Codene).
      Durante a manhã, ocorreu a abertura oficial da atividade, com o prefeito Adriano dos Santos enfatizando seu compromisso com as propostas que seriam aprovadas na conferência. Foram abordadas as temáticas: reconhecimento, justiça e desenvolvimento. No início da tarde, foi aprovado o regimento interno da conferência e organização dos grupos de trabalho nos três eixos temáticos, elencando as propostas que foram aprovadas no grupo e, após, foram para plenária final. Tais pautas serão levadas para a conferência estadual em Porto Alegre, de 28 a 30 de novembro, dentre elas políticas para fortalecimento das comunidades quilombolas, a formação continuada de professores sobre história e cultura afro-brasileira e indígena, políticas específicas para saúde da população negra, dentre outras.
        A delegação da região foi escolhida e homologada ao final da conferência, sendo composta pelas seguintes delegadas e delegados: Luana Lucas Alves, Clarice Pereira Soares Rostand, Josilma Oliveira Rosa dos Santos, Tiago Rosa da Silva, Igor Nero Paz, Kimberly do Couto Paz, César Jacinto, Maria Regina Netto Rocha, Roberto Trajano Ferreira Dutra e Roberto Vieira Ortiz.