Ubuntu

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

IV Ojuoba Seminário Afro-brasileiro com temática da saúde alcançou objetivo

Reportagem extraída do Jornal Minuano de Bagé
por: Munique Monteiro
 
[19h:20min] 28/10/2010 - SAÚDE
Seminário debate os direitos de saúde para a população negra
Ocorreu ontem, o IV Ojuobá Seminário Afro-brasileiro, evento alusivo à Semana da Consciência Negra de Bagé, que teve como objetivo buscar meios para a efetivação da política nacional integral de saúde.
 
bosco
DEFINIÇÃO: comitê será criado para tratar sobre o tema
 

O tema principal foi “Saúde da População Negra é direito, é lei. Racismo faz mal à saúde”. Entre os participantes representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Bagé, quilombos de Candiota e da localidade das Palmas. O Seminário foi promovido pelo Centro de Estudos e Cultura Afro-Brasileiro Kilombo (Ceafro Kilombo), e Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Saúde.
As palestras foram desenvolvidas no Centro do Idoso e visaram mobilizar profissionais e estudantes da área da saúde, conselheiros de saúde, educadores, representantes de comunidades quilombolas, Movimento Social Negro, agentes políticos, gestores e comunidade em geral, sobre temas determinantes para garantir a qualidade dos serviços de saúde. Segundo o prefeito em exercício de Bagé, Carlos Alberto Fico, o evento trata de pontos essenciais e importantes de serem discutidos. “Esse seminário é muito importante, pois são patologias pontuais que determinam a prevenção como melhor alternativa”, declarou. A secretária municipal de Saúde, Valéria Rodrigues, na ocasião, firmou o compromisso do governo municipal em implantar a política de saúde da população negra na cidade. Para Sônia Guedes, representante da Ceafro kilombo, a expectativa foi confirmada, “formamos uma base para trabalhar e mostramos ao poder público a necessidade da efetivação da política nacional integral de saúde ao negro” comentou.
Na ocasião, foi definida a criação de um comitê com representantes da Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Comunidade Quilombola das Palmas, Primeira Infância Melhor, Quilombos de Candiota, e Movimento Ceafro kilombo, que discutirá a implantação desta política em Bagé. Durante o encerramento houve apresentação de dança dos grupos: Afro Candaces e The Black Story Street Dance.